quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Simpatias e Oferendas Ciganas para 2015



Todo ano quando está perto de findar, as pessoas tendem a procurar proteção espiritual, fazer simpatias e oferendas para as coisas ficarem melhores ou modificarem no ano vindouro. E com toda razão! É muito importante nos cuidarmos o ano inteiro, mas ter um objetivo para o ano seguinte é “meio caminho andado” para conseguir o que se deseja, pois a motivação está focada no que pretendemos alcançar. É nesta época em que sou mais solicitada para oferecer terapia espiritual, com leitura de cartas, avaliação do espírito cigano protetor, oferendas, etc...
O ideal, antes de se fazer uma oferenda ou simpatia cigana, é passar por uma leitura de oráculo para saber ao certo que “espírito cigano” agradar, o que com certeza será mais eficaz. Contudo, a fé e a atitude são grandes aliados e, ao agradar a espiritualidade cigana no geral, também pode ser bastante eficiente.
Por tal motivo, que não tenho como atender a todas as solicitações de “final de ano” vou passar um ritual cigano “genérico”, que certamente agradará aos espíritos ciganos.

 DIA 28/12/2014 (lua crescente)
Prepare um banho com as seguintes ervas para tomar entre 16h e 17:30h:
- Desata nó, vence-demanda e abre-caminhos.
- 1 vela branca nº 5 ou 6.
Macere todas as ervas e deixe de molho por no mínimo 2 horas, num balde virgem.
Quando for tomar o banho no horário indicado, coe o banho com uma peneira virgem e coloque em uma bacia pequena também virgem. Se usar copo ou cuia para se banhar, também deve ser virgem.
Tome um banho higiênico normal com sabão de coco. Depois, do pescoço para baixo, vá jogando água do banho de ervas, rezando um Pai Nosso e imaginando uma luz solar entrando em você. Quando terminar, não se enxugue e continue visualizando coisas boas. Se vista com roupa clara. Acenda uma vela para seu “cigano guardião”, pedindo limpeza espiritual e abertura de caminhos.
Não saia de casa após o banho, também não ingira bebida alcoólica e nem tenha relações sexuais.
Depois de usar peneira, balde, copo e bacia guardem para outros banhos, contanto que só seja usado para tal fim.

DIA 31/12/2014
Dia de fazer a oferenda. Vou deixar aqui dois tipos, uma para UNIÃO e outro para ABERTURA DE CAMINHOS.


OFERENDA PARA UNIÃO (CIGANA SARITA DA ESTRADA)
- 1 coração pequeno de cera (comprada em casas de artigos afro-religiosos)
- 250 g canjica branca cozida
- 1 colher de chá de noz moscada ralada
- Pétalas de uma rosa vermelha
- 250 ml de Mel
- Meio metro de fita branca de cetim
- Os nomes em papel de seda branco
- 1 vela branca de sete dias
- 1 par de alianças (comprada em casas de artigos afro-religiosos)
- 1 tigela branca média virgem de porcelana
- 1 caixa de fósforo
- Horário 6h da manhã ou 6h da noite.

Cozinhe a canjica. Depois de escorrida e fria, misture a noz moscada. Em um papel de seda branco, escreva o seu nome e o da pessoa, pondo no fundo da tigela. Coloque a canjica por cima. Amarre as alianças com a fita branca e escreva o seu nome e da pessoa nas pontas (uma em cada). Pegue o coraçãozinho e coloque as alianças amarradas dentro. Regue com mel e ponha em cima da canjica. Arrume as pétalas da rosa. Leve para um local mais alto da cidade e acenda a vela de sete dias do lado, pedindo a Cigana Sarita a união de vocês. Ao sair, dê sete passos para trás sem se virar. Depois de virado, não olhe mais para trás.


OFERENDA PARA ABERTURA DE CAMINHOS (CIGANOS GONÇALO E ISMÊNIA)
- 1 maçã
-1 manga
- 8 moedas em circulação
- 1 rosa vermelha
- 1 cravo vermelho
- 3 velas vermelhas
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 punhado de cravos
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 3 incensos (canela, cavo e rosa vermelha)
- 1 folha de papel de seda vermelha
- 1 bandeja de papelão


Forre a bandeja com papel de seda. Arrume-a as 7 moedas, a maça, a manga, rosa e cravo . Por cima, jogue o açúcar, a canela, o cravo (sem as bolinhas de cima). Leve para a beira de uma estrada e faça um triângulo voltado para cima com as velas e outro voltado para baixo com os incensos, e a bandeja no meio. Acenda-os e reze um Pai Nosso. Ofereça aos Ciganos Ismênia e Gonçalo e peça para abrirem seus caminhos. Depois saia jogando 1 moeda no chão, não olhe mais para trás.

Boa Sorte!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bandeira Cigana

A Bandeira Cigana foi instituída pela International Gypsy Committee Organized como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo no I Congresso Cigano Mundial (First World Romani Congress) realizado em Londres em 1971.



Na Bandeira Cigana, ao centro, encontra-se uma roda de carroça de cor vermelha, sobreposta a duas faixas, uma de cor azul (superior) e uma de cor verde (inferior).

A roda vermelha localizada no centro da bandeira simboliza a vida, o caminho a percorrer e o que já foi percorrido; a transformação e o movimento. A disposição em 16 aros representa os 16 principais clãs ciganos e às 16 classes de espíritos ciganos). A roda denota o continuísmo da tradição cigana.

A cor azul representa o céu, a paz, os valores espirituais, o desenvolvimento, a ligação do consciente com o mundo superior; a libertação e a liberdade.

Já a cor verde, representa a mãe natureza e tudo que ela nos oferece, o mundo orgânico, a energia que alimenta a vida. Simboliza a relação de respeito à sobrevivência do homem pelo que ele retira da terra.          

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Magia Cigana


A magia, para as ciganas, está arraigada nas suas tradições e fazem parte do seu dia a dia, sendo tão essencial quanto o ar que respiram. Para os “não-ciganos”, mais conhecidos como Gajés (homens) e Gajis (mulheres), a magia pode ser um chamamento e para outros uma busca. Mas, tão certo quanto as estrelas que existem no céu, é que qualquer pessoa pode praticá-la. É um longo caminho de aprendizagem: errou? Tente de novo!

O praticante de magia não precisa estar vinculado a nenhum tipo de religião, muito embora os Ciganos sejam, em sua maioria, cristãos “católicos”. Alguns praticantes de acreditam que cada pessoa nasce com um “destino” traçado, que algo só pode ser mudando pela vontade de Deus. 

A maior parte, assim como eu, acredita no livre-arbítrio: qualquer “destino” pode ser alterado conforme atitude e fé que cada um tem, e quando recorremos à magia para alterar qualquer curso ou situação, precisaremos da “permissão” de Deus. Muito importante, é não adquirir dívida com o mundo espiritual, não desejando mal a ninguém, pois em algum momento ou ocasião, a “conta” nos será apresentada! Contudo, é uma decisão muito pessoal, pois cada um é que sabe onde o “calo” aperta.

Algumas orientações antes de praticar a magia cigana são importantes serem seguidas, para evitar dispersão de energia boa e invocação de energia ruim ou negativa. Se tiver o dom da leitura de cartas, mãos ou búzios, será muito importante saber qual o tipo de “trabalho” deverá ser feito e para qual “espírito cigano”.

- O principal segredo é o “segredo”. Nunca conte a ninguém alguma magia que vai realizar ou já realizou: enfraquece!
- Precisa estar banhado, limpo e passado “alfazema” na fronte, no umbigo e na nuca.
- Estar atento à fase da lua. Minguante para limpeza, cura de doenças e afastar energias negativas; Nova para pedir renovação, coisas novas; Cheia para todos os assuntos, especialmente amorosos; e Crescente para questões financeiras e prosperidade!
- Preparar o local onde será realizada a magia, limpando-o, colocando incenso.
- Após realizada a magia, tomar um banho de folhas alecrim, arruda e alfazema (folhas) do pescoço para baixo e acender uma vela branca (nº 6 ou 8) para o “anjo de guarda” – salvo se o próprio feitiço requiser outro tipo de banho.
-Todos os materiais devem ser virgens, nunca usados para outra coisa. Exceto porta-incenso, facas e outros materiais destinados só para realizar magia - salvo se o próprio feitiço requiser outro tipo de material. Após, seu uso, deverá ser levado em água corrente e açúcar.
Após, tais precauções, a magia cigana pode ser realizada seguindo exatamente as recomendações. Não necessariamente dará certo nas primeiras vezes em que realizar, por isso a maioria das pessoas prefere que uma pessoa dotada de experiência faça o feitiço que se pretende realizar.


Inicialmente, sugiro, agradar o seu “espírito cigano”, antes de realizar qualquer trabalho de magia cigana, conforme será abordado em outro post.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Espíritos Ciganos

Os Espíritos Ciganos estão a serviço do mundo imaterial e juntamente com outros grupos de espíritos, vem contribuindo para o equilíbrio dos seres humanos no mundo terreno. Eles atuam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalham a serviço do mau, pois seu principal objetivo é de prestar ajuda inesgotável aos espíritos encarnados, dentro do critério de merecimento do Plano Superior.


Normalmente quem procura ajuda no mundo espiritual está sofrendo, expiando por algum motivo. Mas, nem sempre esta ajuda é buscada na hora certa, pois ainda há muito preconceito e desconfiança com a cultura cigana! Quanto mais cedo forem descortinadas as impressões negativas que cercam o mundo espiritual, mais rápido alguns problemas considerados irresolúveis poderão ser solucionados.

Os Espíritos Ciganos atuam plano da saúde, do amor e da prosperidade e do conhecimento, nos ajudando na prevenção contra perigos e inimigos, ou para garantir o sucesso e para conhecer o futuro. Eles gostam muito de festas e chegam com muita disposição: fazem tudo que estiver ao seu alcance para ajudar. Usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual. Os incensos são comumente utilizados em seus trabalhos e de acordo com o objetivo.

Para que os trabalhos no plano espiritual sejam feito com Ciganos Guardiões é preciso saber qual o que rege a cabeça da pessoa, pois existem formas diferentes para agradar cada entidade. O Cigano Guardião é quem protege o caminho da sua vida, e é representado por números que vão de 01 à 16, sendo que em cada caminho existem 3 ciganos. Sabendo a data de nascimento e o seu decanato, encontra-se seu Cigano protetor.


Veja qual o seu Cigano Guardião: primeiramente situe em que decanato do signo você nasceu; depois some as datas de seu nascimento, o mês e o ano. O resultado que der, olhe na tabela abaixo e saiba qual o seu “Espírito Cigano Guardião”. Exemplo: Se nasceu em 11 / 11 / 1980 – 1+1 = 2 / 1+1 = 2 / 1+9+8+0 = 18 ; então 2+2+18 = 22 e, por fim 2+2 = 4. Nascido no segundo decanato. CIGANA MIROAN.


CAMINHO
DECANATO
CIGANO
1
1
Cigana Zímbia Taram
1
2
Cigano Ruan
1
3
Cigana Zingra
2
1
Cigano Pablo
2
2
Cigana Sarita
2
3
Cigana Rosita
3
1
Cigana Wlavira
3
2
Cigana Saiam
3
3
Cigano Pedrovik
4
1
Cigano Tiago
4
2
Cigana Miroan
4
3
Cigana Ariana
5
1
Cigano Ferran
5
2
Cigana Ilarin
5
3
Cigana Sulamita
6
1
Cigano Wladimir
6
2
Cigana Wlanasha
6
3
Cigana Wlarina
7
1
Cigano Hiago
7
2
Cigana Samara
7
3
Cigana Zanair
8
1
Cigano Artemio
8
2
Cigana Samila
8
3
Cigana Carmelita
9
1
Cigano Kapistiani
9
2
Cigana Íris
9
3
Cigana Marroquina
10
1
Cigano Tarim
10
2
Cigana Lemiza
10
3
Cigana Zoraide
11
1
Cigano Bóris
11
2
Cigana Conchita
11
3
Cigano Rochiel
12
1
Cigano Killiaq
12
2
Cigana Lilliaq
12
3
Cigana Saramim
13
1
Cigano Ramon
13
2
Cigana Raí
13
3
Cigana Zaina
14
1
Cigano Ramires
14
2
Cigana Najara
14
3
Cigana Katiana Natasha
15
1
Cigano Diego
15
2
Cigana Carmencita
15
3
Cigana Zaira
16
1
Cigano Wlais
16
2
Cigana Yasmin
16
3
Cigana Zaida