quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bandeira Cigana

A Bandeira Cigana foi instituída pela International Gypsy Committee Organized como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo no I Congresso Cigano Mundial (First World Romani Congress) realizado em Londres em 1971.



Na Bandeira Cigana, ao centro, encontra-se uma roda de carroça de cor vermelha, sobreposta a duas faixas, uma de cor azul (superior) e uma de cor verde (inferior).

A roda vermelha localizada no centro da bandeira simboliza a vida, o caminho a percorrer e o que já foi percorrido; a transformação e o movimento. A disposição em 16 aros representa os 16 principais clãs ciganos e às 16 classes de espíritos ciganos). A roda denota o continuísmo da tradição cigana.

A cor azul representa o céu, a paz, os valores espirituais, o desenvolvimento, a ligação do consciente com o mundo superior; a libertação e a liberdade.

Já a cor verde, representa a mãe natureza e tudo que ela nos oferece, o mundo orgânico, a energia que alimenta a vida. Simboliza a relação de respeito à sobrevivência do homem pelo que ele retira da terra.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário, ele é muito importante para mim!!!