domingo, 20 de setembro de 2015

Curiosidades Sobre Mulheres Ciganas


    O papel da mulher cigana é importante para a comunidade, muito embora seja considerado como secundário. É sua a responsabilidade de cuidar da família. Seus deveres começam desde criança, ajudando a mãe nas tarefas domésticas e nos cuidados com os irmãos menores.
A reputação da mulher cigana vai depender de sua dedicação, de sua fidelidade e virgindade. A moralidade sexual da cultura cigana é muito rigorosa. As jovens ciganas só podem sair acompanhadas e não podem falar com estranhos ou se aproximar de alguém que não seja cigano.

As ciganas, por tradição, são proibidas de mostrar as pernas em público e, normalmente usam vestidos longos. O cabelo comprido é um símbolo de feminilidade. Já o cabelo curto é um sinal de punição e desonra para a família. Quando casadas, usam lenço na cabeça para indicar que perderam a virgindade e que pertencem a um homem (nem todos os clãs adotam esta tradição).

Alguns casamentos ainda são acertados entre as famílias e os futuros noivos só se conhecem no dia do casamento. À família da cigana escolhida para se casar deve ser pago um dote para garantir que ela será valorizada e que assumirá suas novas responsabilidades. Esse dote também é uma recompensa pela perda da força de trabalho para a família da noiva.

Uma semana antes do casamento, a noiva permanece recolhida juntamente com as mulheres de sua família que devem lhe ensinar o que a nova família espera dela.
Depois do casamento, a cigana perde o contato com sua família, mas isso não impede que ela retorne para sua família em caso de abuso. O Conselho Cigano concorda com o divórcio sob essa circunstância.

Outro aspecto importante na vida de uma cigana é gerar filhos, especialmente meninos. Isso permite ampliar seu prestígio e influência na comunidade. Se o bebê for uma menina, a mãe escolherá o nome, se for um menino, o pai será o responsável. Se o menino for o primogênito, receberá o nome do pai. A cigana de “ventre seco” é desvalorizada por não poder gerar filhos! 



     A gestação e o parto são áreas sobre as quais o patriarca cigano quase não exerce influência. É a matriarca da família que é consultada quando uma cigana descobre que está grávida. Ela define o cardápio da gestante, para que o bebê nasça forte, inteligente e com boa sorte. A matriarca pode fazer previsões sobre o sexo da criança, sua força, seus dons espirituais e até mesmo sugerir sua profissão futura. Ela também pode começar a fazer orações e magias para o rebento ou confeccionar amuletos de boa sorte.

Optchá!

Esmeralda Task, a Cigana


Mulheres Ciganas cuidam de seus relacionamentos. Se brigarem com seus maridos, logo fazem a Simpatia da União Cigana! Para saber como se faz as pazes logo, e viver em amor, união e fidelidade com seu marido, clique aqui!